Em 2050, algumas memórias poderão ser apagadas do cérebro (Foto: Thinkstock)
Em 2050, algumas memórias poderão ser apagadas do cérebro (Foto: Thinkstock)
Em 2050, algumas memórias poderão ser apagadas do cérebro (Foto: Thinkstock)

Na hora de usar nossos cérebros, a maioria das pessoas é preguiçosa e geralmente pensa “no piloto automático”. Essa falta de reflexões inovadoras, segundo o professor Ed Hess, faz parte de nosso DNA. “Apesar de o nosso cérebro representar apenas 2,5% do nosso peso corporal, ele gasta cerca de 20% da nossa energia”, diz o autor do livro “Learn or Die: Using Science to Build a Leading-Edge Learning Organization”, ainda sem tradução para o português, em matéria do site “Inc.”.

O site da revista americana reuniu dicas de como pensar melhor baseadas nos ensinamentos de Hess. Confiram:

1. Questione suas convicções
Pensadores preguiçosos automaticamente procuram informações que validam suas convicções e filtram aquelas que as contradizem. Isso gasta muito menos energia mental do que repensar a validade dessas convicções. A partir do momento em que você questiona o que você acha que é verdade, você cria musculatura mental para notar erros em seus pensamentos.

2. Pare de julgar tanto
Julgar rapidamente ideias, pessoas e situações muito rapidamente é outra coisa muito comum de quem tem preguiça de pensar. Esses julgamentos automáticos prejudicam o desenvolvimento de ideias e criam mágoas. Antes de fazer qualquer afirmação, tome tempo, arranje mais informações que possam te dizer realmente o que pensar.

3. Desafie suas regras
Regras são uma ótima forma de impedir o pensamento inovador, afinal, porque desafiá-las se você as criou porque achava que são as melhores formas de alcançar determinados resultados? Esqueça-as para poder encontrar caminhos diferentes de pensar e resolver problemas, você pode descobrir jeitos mais eficientes e com melhores resultados.

4. Fique calmo antes de tomar decisões
Ficar nervoso em situações importantes pode fazer com que você tome péssimas decisões: enfrentar o momento agressivamente ou simplesmente fugir e se esconder. Ao se acalmar, você faz com que seu intelecto fique no controle da situação e os resultados são consistentemente mais positivos.

5. Pare de usar apenas seu ponto de vista
Ver as coisas apenas pela sua perspectiva é com certeza uma forma de ser preguiçoso intelectualmente. Fazer um exercício de empatia e imaginação para pensar como outras pessoas demanda mais energia, mas pode trazer os resultados que você precisa e, claro, agradar um número maior de pessoas.

6. Escute com mais atenção
As pessoas falam muito mais devagar do que o seu cérebro consegue processar, portanto, ele sempre vai querer se apressar para interpretar o que alguém está te contando. Você precisa se treinar para diminuir essa velocidade e compreender e interpretar melhor o que seu interlocutor está falando. Assim você conseguirá absorver um maior número de informações e assim tomar melhores decisões.

 

Via PEGN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *