Estudar antecipadamente o mercado também é importante (Foto: ThinkStock)
Estudar antecipadamente o mercado também é importante (Foto: ThinkStock)
Estudar antecipadamente o mercado também é importante (Foto: ThinkStock)

Vamos combinar que tomar a decisão de deixar um emprego bem-sucedido para empreender não é exatamente fácil, especialmente para quem já passou dos 30 anos, tem dívidas para pagar todo mês e nunca teve um negócio antes. São muitas variáveis a pensar e levar em conta, certo? Além de tudo, é preciso dar um nó naquele frio na barriga e encarar a realidade. Se você está nessa situação, quatro passos relativamente simples podem ajudá-lo (a) a tomar essa importante decisão. As dicas foram dadas pelo professor Hao Zhao, do Rensselaer Polytechnic Institute, à revista Entrepreneur.

1. Decida se você está realmente apaixonado por empreender. O professor Zhao enfatiza que empreender não é para qualquer um. Especialmente em momentos como agora, em que ter um negócio é um tema que está em alta, é preciso redobrar o cuidado ao olhar para o empreendedorismo como uma carreira extremamente atraente, cheia de pontos positivos. Zhao ressalta que o empreendedor precisa de muita automotivação e força de espírito. É preciso ser honesto ao responder a si mesmo se você é realmente uma pessoa persistente e preparada para enfrentar dificuldades, deixando a zona de conforto que vive atualmente.

2. Estude profundamente o mercado. Antes de lançar uma empresa, identifique quem compete pelo mesmo mercado, conheça seus consumidores e encontre outros empreendedores que possam inspirá-lo (a). “O sucesso exige conhecimento sobre o produto e o mercado, assim como cuidado no planejamento e na execução”, diz o professor Zhao. Uma opção é lançar seu negócio antes de deixar o emprego. Quando ele estiver mais robusto, você poderá mergulha de cabeça.

3. Crie uma situação de segurança. Se você está realmente levando a sério a ideia de abrir o negócio, comece a guardar o dinheiro necessário para fazer isso com segurança. Uma ideia pode ser economizar o equivalente a alguns meses de salário (pelo menos dois), para que você possa conter sua ansiedade antes do lançamento do negócio. Corte despesas desnecessárias e use uma boa parte do seu tempo livre para montar um plano de negócios, estudar a concorrência, criar produtos ou soluções.

4. Recorra à ajuda da família e dos amigos. O apoio das pessoas mais próximas a você será fundamental enquanto você estiver se preparando para o novo negócio. Elas podem, inclusive, ajudar a identificar suas forças e fraquezas, seus talentos e os pontos a melhorar. Muita gente tem dificuldade de identificar seus talentos naturais – uma tarefa que pode ser feita com o apoio de pessoas nas quais você realmente confia.

 

PEGN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *