Atletismo | Portal Tailândia

O Grande Prêmio de Atletismo reúne 160 atletas de 20 países. Delegações começam a chegar a Belém para se preparar para a competição.

Faltando três dias para o Grande Prêmio Internacional de Atletismo, que acontece no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, domingo (6), as estrelas brasileiras e internacionais da modalidade começaram a desembarcar em Belém nesta quinta-feira (3). No início da noite, um dos primeiros a chegar ao Hotel Crowne Plaza, onde os atletas ficarão hospedados até o dia da competição, foi o brasileiro Jadel Gregório.

Recordista sul-americano no salto triplo, o atleta tem boas recordações da capital paraense. Em maio de 2007, durante o Grande Prêmio Brasil de Atletismo em Belém, Jadel quebrou o recorde sul-americano e brasileiro do salto triplo, conseguindo a marca de 17,90 metros, superando por um centímetro a marca de João do Pulo.

O salto do Jadel quebrou uma hegemonia de 32 anos, já que a marca de 17,89 metros de João do Pulo havia sido conquistada em 1975, nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, estabelecendo o então recorde mundial da prova. “Belém sempre me traz muita alegria”, declarou Jadel, que busca retomar a forma, após ter os dois joelhos operados, no fim do ano passado.

Para ele, a competição de Belém, a primeira após a operação, será uma importante preparação em seu caminho rumo às Olimpíadas de Londres. No domingo, ele não compete na sua especialidade e sim nas disputas do salto em distância, “pois o impacto é menor”, explicou. Em Uberlândia, Minas Gerais, o atleta volta a saltar no triplo, já com expectativas de alcançar o índice olímpico.

Milha – Outro atleta que também chegou ao início da noite foi Fabiano Peçanha. Além do Grande Prêmio, ele disputa o Sul-Americano de Milha de Rua, nesta sexta-feira (4). “O objetivo é conquistar o tetracampeonato da milha”, afirmou. Para domingo, as expectativas de Fabiano também são as melhores. Ele disputará os 1,5 mil metros no Mangueirão. “Por mais que meu objetivo para as olimpíadas sejam os 800 metros, eu acredito estar bem preparado para domingo”, avaliou.

A Milha de Rua terá várias largadas. Às 20 horas sairão os atletas da Milha da Caixa; às 20h30, da Milha Feminina do Pará; às 20h45, da Milha Juvenil Masculina – Pará; às 21 horas, da Milha Paraense Masculina, e às 21h15, da Milha Sul-Americana Governo do Pará. As largadas da competição serão da praça Frei Caetano Brandão, em frente à Catedral de Belém, com chegada em frente à Estação das Docas.

A lituana Zinaida Sendriute, 27 anos, do lançamento do disco, e o colombiano Freddy Espinoza, que disputa a milha, também já estão em Belém. Os demais atletas chegam de madrugada, como a croata Ana Simic, vice-campeã do salto em altura do ano passado em Belém. Durante toda a sexta-feira, a expectativa é que todos os atletas já estejam em Belém para as disputas.

O Grande Prêmio Internacional de Atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat), com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Durante toda a manhã do domingo, serão disputadas 15 provas, sete masculinas e oito femininas. No total, mais de 20 países estarão representados por mais de 160 atletas.

 

Amanda Engelke | Agência Pará

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.