Fouad El kaan (e), Tamires Rodrigues (c) e o queniano Haron Langat já estão em Belém para competir no GP de Atletismo

Esportistas de vários países que participarão do Grande Prêmio Internacional Caixa Governo do Pará de Atletismo 2012, no próximo domingo (06), em Belém, chegam à capital paraense nesta sexta-feira (4). À tarde, mais de 15 atletas desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belém, sendo recebidos pelo Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru, que apresentou o ritmo mais tradicional do Estado, o carimbó.

Haron Langat, do Kênia, que competirá na prova de 3 mil metros com obstáculos, Fouad El kaan, da Martinica, velocista dos 1,5 metros, e a paulista Tamires Rodrigues, do salto triplo, estavam entre os que chegaram na tarde desta sexta-feira. “Meu objetivo é melhorar minha marca de 13,02. Quero baixar em pelo menos 50 centímetros”, afirmou a atleta brasileira antes de arriscar, junto com os atletas do Kênia e da Martinica, alguns passos de carimbó.

Entre eles também estava o recordista português Edi Silva Maia, que disputará no salto com vara. Com a marca de 5,64 metros em pista coberta, conquistada em fevereiro deste ano durante o meeting de atletismo de Pombal, o atleta já tem assegurado o índice mínimo para os Jogos Olímpicos de Londres. Mas, segundo ele, que compete pela segunda vez em Belém, a expectativa para domingo é baixar ainda mais esta marca. “O clima é bastante úmido, mas um bom atleta tem que saber se adaptar a todas as situações. Estou preparado para uma boa marca”, afirmou.

Recepção – A movimentação no aeroporto chamou a atenção das pessoas que estavam no local. A menina Isabeli Cunha Garcia, 10 anos, aproveitou para pedir um autógrafo ao velocista canadense Jared Connaughton, que disputará os 200 metros. Isabeli estava acompanhada dos avôs e esperava o pai desembarcar. “Achei muito boa esta recepção, com música”, comentou o avô da menina, Paulo Garcia.

Uma grande comitiva brasileira, com cerca de 40 atletas, deverá desembarcar às 22h15 na capital paraense. Nela estará Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância e um dos destaques do Grande Prêmio em Belém. Estarão também no grupo Fábio Gomes da Silva, do salto com vara; Mauro Vinícius da Silva, campeão mundial indoor (pista coberta) do salto em distância; Sandro Viana, dos 200 metro; Keila Costa, do salto triplo, e Ana Cláudia Lemos, dos 100 metros. Todos eles já estão qualificados para as Olimpíadas de Londres.

O Grande Prêmio Internacional de Atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat), com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e patrocínio da Caixa Econômica Federal. O evento acontece no domingo (06), no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), com abertura marcada para as 8h30. Mais de 20 países estarão representados por cerca de 160 atletas.

 

Amanda Engelke | Agência Pará

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.