Visitantes poderão ver de perto figurinos, móveis e equipamentos de época.
A abertura da mostra acontece na sexta-feira (20) num shopping de Belém.

Exposição vai contar história das telenovelas exibidas pela Rede Globo. (Foto: Divulgação)

Chega a capital paraense na próxima sexta-feira (20) a exposição '60 Anos da Telenovela Brasileira'. O evento é uma iniciativa da Rede Globo e Pró-TV (Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira), com apoio da TV Liberal, afiliada da Rede Globo no Pará. O público vai poder conferir a mostra de 20 de julho a 13 de agosto, de 10h  às 22h, em um shopping na Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Umarizal.

As atrizes Eva Wilma, Milena Toscano e a presidente do Pró-TV, Vida Alves estarão presentes na cerimônia de lançamento da exposição, que acontece dia 20 em Belém.

Visitantes vão pode conferir de perto alguns figurinos usados nas novelas (Foto: Zana Moura/G1 Pará)Visitantes vão pode conferir de perto alguns figurinos usados nas novelas (Foto: Zana Moura/G1 Pará)

A mostra conta a história da telenovela brasileira. O público vai poder conferir de perto 273 peças, entre objetos de época, figurino usados nas novelas nos últimos 60 anos, além de 10 painéis que rememoram à época com imagens de mobiliários das novelas, personagens, equipamentos de época, como máquinas de datilografar e projetor de filmes.

Quem for visitar a exposição vai fazer um passeio que vai desde a inauguração da TV, o início da teledramaturgia, as cores que chegaram às novelas até o dias atuais. A variedade das tramas, que atrairam todos os gostos, o avanço tecnológico nas telenovelas, as campanhas publicitárias e trilhas sonoras que marcaram época também podem ser conferidos durante visita à exposição.

Mesmo antes da abertura da exposição, muitas pessoas já observavam atentas cada detalhe, cada imagem de personagens. A recepcionista Josilene Lopes disse que a mostra é uma viagem ao tempo. “Nossa voltei ao tempo em que ficava na frente da televisão esperando o Sítio do Pica Pau Amarelo. Tô vendo foto da Emília ali. Nossa, que bacana! Tô gostando demais e ainda nem vi de pertinho”, disse Josilene.

Exposição poderá ser visitada de 20 de julho a 13 de agosto, de 10h  às 22hh, em um shopping na Avenida Visconde de Souza Franco (Foto: Zana Moura/G1 Pará)Exposição poderá ser visitada de 20 de julho a 13 de agosto, de 10h às 22hh, em um shopping na Avenida Visconde de Souza Franco (Foto: Zana Moura/G1 Pará)

A professora Rita Guimarães diz que a arte imita a vida e na novela, as pessoas veem exemplos de vida que se aplicam no dia-a-dia de milhões de telespectadores. “Além disso, as novelas são uma forma de distração, divertimento. E de preencher as horas vagas quando estamos em casa”, destaca.

Sobre a exposição, a professora afirma que é um evento muito interessante, que proporciona uma forma de reviver o passado e relembrar momentos marcantes da televisão brasileira. “Algumas novelas marcaram minha infância e juventude. Tenho ídolos até hoje por causa de alguns papéis interpretados por eles na televisão. Gostarei muito de visitar a exposição, rever e até mesmo conhecer um pouco mais dessa cultura tão rica e tão marcante”, comenta Rita Guimarães.

 

g1 pa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.