Fila para entrada em agência da Caixa, em Brasília.

Os funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) anunciaram que vão fazer uma greve nesta terça-feira (27) para protestar contra a estreia da Caixa Seguridade na bolsa de valores.  De acordo com o sindicato, a paralisação deve durar 24 horas e inclui funcionários da agências além daqueles que estão em home office.

O sindicado ainda afirma que um outro motivo para a paralisação seria para pedir maior proteção dos funcionários contra a covid-19 e contratação dos aprovados no concurso de 2014.

A venda de ações da estatal na Bolsa de Valores prevista para começar nesta quinta-feira (29). Na visão de sindicatos e funcionários, a abertura das operações nas B3 é um indício de tentar privatizar o banco.

A agência do município de Tailândia não irá aderir a greve, portanto, as agências e lotéricas da Caixa Econômica Federal continuarão a funcionar normalmente.

A tentativa do governo federal é repassar ações da Caixa Seguridade e abrir um novo CNPJ com a iniciativa privada para realizar os pagamentos de programas sociais, como o Bolsa Família e Casa Verde e Amarela – substituto do Minha Casa Minha Vida.

Em nota, a Caixa Econômica Federal se limitou a dizer que participa da mesa permanente de negociação com representantes sindicais. 

“O estado de greve, deliberado em assembleia na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, e a paralisação de 24h são contra a abertura de capital de uma das operações mais rentáveis do banco: a Caixa Seguridade, no dia 29 de abril; pela contratação dos aprovados no concurso de 2014 (o banco vem recorrendo na Justiça da vitória obtida pelos concursados daquele ano); por maior proteção contra a Covid-19 nas agências, inclusive com a inclusão dos empregados da linha de frente no grupo prioritário da vacina; e pelo pagamento integral da PLR Social, que foi surrupiada dos trabalhadores”, diz a nota.

Informações de Portal IG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *