O Ibope divulgou nesta quinta-feira (18) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição para governador no Pará. O levantamento foi realizado entre segunda-feira (15) e quarta-feira (17) e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:

Helder Barbalho (MDB): 58%

Márcio Miranda (DEM): 42%

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Votos totais

Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:

Helder Barbalho (MDB): 53%

Márcio Miranda (DEM): 39%

Em branco/nulo: 6%

Não sabe: 3%

📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.

Rejeição

A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para governador. O instituto perguntou: “Para cada um dos candidatos a Governador do Pará que eu citar, gostaria que o(a) sr(a) me dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele:”

Helder Barbalho

Com certeza votaria nele para governador – 39%

Poderia votar nele para governador – 20%

Não votaria nele de jeito nenhum – 29%

Não o conhece o suficiente para opinar – 10%

Não sabem ou preferem não opinar – 1%

Márcio Miranda

Com certeza votaria nele para governador – 28%

Poderia votar nele para governador – 19%

Não votaria nele de jeito nenhum – 25%

Não o conhece o suficiente para opinar – 27%

Não sabem ou preferem não opinar – 1%

Sobre a pesquisa

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos

Entrevistados: 812 eleitores

Quando a pesquisa foi feita: 15 a 17 de outubro

•Registro no TSE/BR: 05369/2018

Registro no TRE/PA: 09126/2018

Nível de confiança: 95%

Contratante da pesquisa: TV Liberal

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos, para mais ou para menos.

Fonte: G1/PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *