Com oferta de vagas em diferentes áreas do conhecimento e presença em seis municípios paraenses, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) ofertará 2.620 vagas em 43 cursos de graduação, em 2026, distribuídas entre os campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu.
O ingresso ocorrerá por meio de quatro processos seletivos, sendo dois de vagas regulares, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e o Processo Seletivo Próprio da Ufra (Prosel), e dois especiais voltados especificamente para ações afirmativas, o Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSIQ) e o PSE para Pessoas Transgênero
As inscrições em todos os processos seletivos da Ufra são gratuitas. Os candidatos dos Sisu, Prosel e PSE Transgêro podem concorrer utilizando notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até mesmo de anos anteriores. Para o PSIQ são utilizadas provas especificas para o processo seletivo.
Primeira porta de entrada para a Ufra, o Sisu 2026 ofertará 1.145 vagas em 43 cursos de graduação da instituição. O processo é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e utiliza exclusivamente as notas do Enem como critério de seleção.
Uma das principais novidades do Sisu 2026 é a mudança na forma de aproveitamento das notas. Pela primeira vez, os candidatos poderão escolher entre uma das três últimas edições do Enem (2023, 2024 ou 2025). Segundo o MEC, o próprio sistema fará a seleção automática da maior média ponderada obtida pelo candidato entre as edições válidas, sem a necessidade de indicação manual da melhor nota.
Por: O Liberal
