O veículo foi interceptado na rodovia BR-316. A carga é avaliada em R$ 1 milhão.

ladrão_josewellyton-ramonmeireles

José Wellyton Francelino de Lima, 29 anos, e Ramon Meireles Lima, 25 anos

Policiais civis do município de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, apreenderam cerca de 15 toneladas de produtos alimentícios que foram roubados na cidade de Cruzes, no Maranhão, no último dia 5. A operação policial que resultou na recuperação da carga – avaliada em R$ 1 milhão – e na prisão de duas pessoas ocorreu entre os dias 16 e 18 deste mês, sob o comando do delegado Ronaldo Lopes.

“Os alimentos, entre eles café, leite e achocolatados, foram roubados no momento em que eram transportados, em uma carreta, da cidade de Natal (RN) para a capital paraense. O veículo foi interceptado na rodovia BR-316, no município de Cruzes, por uma quadrilha fortemente armada, segundo o relato do motorista que fazia o transporte dos alimentos. Ele ficou em poder dos assaltantes durante oito horas antes de ser liberado pelo grupo, que fugiu levando a carga”, detalha o delegado, que batizou a investigação do caso de Operação Café no Bule.

A Polícia Civil chegou ao local onde a carga estava escondida a partir de uma denúncia anônima recebida pelo Disque-Denúncia (181). Diante da informação de que as mercadorias roubadas estariam sendo armazenadas e distribuídas no nordeste do Pará, as investigações se intensificaram, até que no último dia 16 a equipe de policiais de São Miguel do Guamá localizou a fazenda, situada às margens do rio Guamá, onde parte dos alimentos roubados estava escondida.

Ramon Meireles Lima, 25 anos, e José Wellyton Francelino de Lima, 29, foram presos no local, no momento em que abasteciam um veículo modelo Strada de cor vermelha com parte da mercadoria contrabandeada. A dupla e a carga foram transferidas para a sede da Polícia Federal, em Belém, por se tratar de crime de competência federal.

A prisão de dois envolvidos, no entanto, não encerrou a atividade policial. Dois dias após a prisão de Ramon e José Wellyton, a Polícia Civil localizou, no centro de São Miguel do Guamá, um depósito onde estavam armazenadas cerca de dez toneladas da mercadoria roubada no Maranhão. Em outro imóvel, a polícia apreendeu mais cinco toneladas de produtos oriundas do mesmo carregamento. Toda a mercadoria encontrada e os locais do crime foram submetidos à perícia do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

“Até o momento, a operação já recuperou cerca de 15 toneladas da carga roubada, uma carreta de mercadorias contrabandeada com destino para a cidade de São Paulo e um veículo Strada usado no transporte dos objetos roubados ou contrabandeados. Foi instaurado inquérito policial para apurar as condutas delitivas de receptação qualificada e formação de quadrilha”, ressalta o delegado Ronaldo Lopes, solicitando que a sociedade continue colaborando com o trabalho da polícia pelo Disque-Denúncia 181.

[divide style=”2″]

Para acompanhar mais notícias de Tailândia e Região, Curta o Portal Tailândia no Facebook: facebook.com/portaltailandia.com.brSiga também o Portal Tailândia no Twitter e por RSS.

Aycha Nunes – Polícia Civil | via Agência Pará