Prodepa lança Ponto de Troca de Tráfego e anuncia chegada do PNBL no Pará

 

A Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) vai lançar, no próximo mês, o Ponto de Troca de Tráfego (PTT) Belém, que está sendo instalado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.Br). A implantação de um PTT na capital garantirá a melhoria da comunicação via internet no Pará, fortalecendo a integração dos sites que estão em território paraense e aumentando a infraestrutura de alta velocidade do Estado.

Uma das principais vantagens deste modelo é a racionalização dos custos, uma vez que os balanços de tráfego são resolvidos direta e localmente, e não através de redes de terceiros, muitas vezes fisicamente distantes. “Verticalizar o acesso gera uma economia de gastos públicos em todas as esferas de poder”, conclui Theo Pires, presidente da Prodepa. Outra grande vantagem é o maior controle que uma rede pode ter com relação à entrega do tráfego o mais próximo possível do seu destino, o que em geral resulta em melhor desempenho e qualidade para seus clientes e operação mais eficiente da internet como um todo.

Além da inauguração do PTT-Belém, o lançamento consolida a parceria entre o Governo do Estado e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o lançamento das novas redes metropolitanas em fibra óptica em municípios do interior, ainda em 2012. “O Governo do Estado tem o compromisso com a sociedade não só de entregar as estradas físicas, mas as estradas do século XXI, da informação e do conhecimento”, diz Theo Pires. “Da mesma forma que os rios foram a primeira rota de integração na Amazônia, e as estradas vieram como uma segunda opção, as infovias surgem como a terceira etapa desse processo, mas desta vez utilizando o conhecimento para abrir novos caminhos. O governo está se tornando pioneiro na criação das estradas do terceiro milênio, por meio de infovias em fibra óptica”.

A parceria com a Telebras, a partir de sua chegada no Estado, é um dos pontos altos do evento, que vai contar com a presença do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e do presidente da Telebras, Caio Bonilha. Na ocasião será lançado o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) no Pará, que tem como metas a massificação da internet e o desenvolvimento de políticas que incentivem a produção de tecnologia, a modernização da infraestrutura e medidas regulatórias para o setor.

Para o presidente da Prodepa, o PNBL promove um grande avanço para o consumidor ao permitir que a população de baixa renda seja atendida com o serviço de internet em banda larga a baixo custo. “A chegada da Telebras provoca um grande impacto nas cidades porque ela incentiva a competição, o que provoca a queda de preços e a consequente  melhoria na qualidade dos serviços”, comemora.

Serviço: Lançamento do Ponto de Troca de Tráfego (PTT) em Belém e chegada do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) ao Pará. Dia 16 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, a partir das 18 horas.

 

SERVIÇO

Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará – PRODEPA
Rod. Augusto Montenegro, km 10. Belém-PA. CEP: 66820-000
Fone: (91) 3344-5201 / 5208 / 5217
Site: www.prodepa.gov.br Email: theo.pires@prodepa.pa.gov.br / gabinete@prodepa.pa.gov.br

 

Agência Pará

Comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *