O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no fim do século XX, se tornou uma das principais causas de mortes evitáveis. Referência no tratamento de câncer no sudeste paraense, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vítor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, dos tipos da doença em atendimento 2% são de usuários com câncer de pulmão.

Em Tailândia, o médico diretor técnico do HGT, Joseph Issac Torres, recebeu o Portal Tailândia e falou dos riscos do tabagismo:

Para prevenir esse tipo da doença a equipe multiprofissional da unidade desenvolve até amanhã, sexta-feira,31, ações de educação em saúde junto aos colaboradores, usuários acompanhantes com esclarecimentos para alertar sobre os prejuízos sociais, econômicos, ambientais e, sobretudo, à saúde causados pelo tabagismo, em comemoração alusiva ao Dia Nacional de Combate a Fumo, lembrado dia 29 deste mês, com o objetivo depara levar informações sobre a repercussão do tabaco em órgãos vitais do corpo humano, como pulmão, coração, cérebro e outras doenças associadas, como infertilidade masculina, impotência sexual, bronquite, efisema, entre outras.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, onde cerca de  5 milhões de pessoas  morrem por causa do cigarro. No Brasil, a estimativa é que aproximadamente 200 mil óbitos todos os anos em decorrência do fumo.

Para a diretora Técnica da Unacon, a médica Miriam Cristina Campolina Cenachi, cerca de 90% dos casos diagnosticados,  a causa está associada ao consumo de derivados do tabaco. ” Os tabagistas tem cerca de 20 a 40 vezes mais chance de desenvolver o câncer de pulmão,  do que o não tabagista. Mas existem outros fatores de risco, como:  a inalação de agentes químicos como amianto, asbesto, berilio, entre outros( presentes em construção naval, mineradoras, fábrica de freios), além é claro do   tabagismo passivo, genética, alimentação, entre outros”, garante Miriam, que afirma ainda que , não fumar ou parar de fumar,  é a melhor forma de prevenção contra o câncer de pulmão.

Ela chama atenção para alguns sintomas que  devem ser observados, como:  tosse com sangramento, no fumante mudança do padrão da tosse já existente e infecções de repetição, devendo procurar um especialista para realização de exames que possam detectar a origem do problema e fechar um diagnóstico.

Números da doença– De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) 14,7% da população brasileira é fumante, porém este número está em queda devido a vários fatores, como a lei antifumo e os programas de apoio às pessoas que desejam parar com o hábito.

Segundo informações do DATASUS, somente em 2016, morreram no Pará 505 pessoas que desenvolveram câncer na traqueia, brônquios e pulmões. Em 2017, o número de internações de pacientes com esses três tipos de neoplasias malignas chegou a 197 – das quais 140 só em Belém – e, ao longo de 2018, a 74 internações.

Nos últimos três anos, o índice de fumantes em Belém, por exemplo, cresceu. O percentual, que era de 5.5% em 2015, saltou para 7.6%, no ano passado, segundo pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. A frequência de pessoas que declararam fumar 20 ou mais cigarros por dia é de 2,4% na cidade.

Como tratar – Interessadas em parar de fumar devem procurar informações na unidade de saúde mais perto de sua casa. O programa funciona em 80 municípios do Pará com profissionais habilitados para conduzir o tratamento.

📲 Participe do Canal do Portal Tailândia no WhatsApp
📲 Acompanhe o Portal Tailândia no Facebook, no Instagram e no X.

Serviço: A Unacon Tucuruí é uma unidade de saúde do governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos telefones (94) 3778-4928 e (94) 3778-4599.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *