Início ESPORTES Atletismo Belém – Brasileiros se destacam no 11º GP de Atletismo do Pará | Portal Tailândia

Belém – Brasileiros se destacam no 11º GP de Atletismo do Pará | Portal Tailândia

11 Leitura min
0
0
16
Outro brasileiro que levará na bagagem uma medalha de ouro do GP Belém é Fábio Gomes, campeão na prova do salto com varas

Trinta mil torcedores foram ao Estádio Olímpico do Pará na manhã deste domingo, 6, para assistir ao 11o Grande Prêmio Caixa Governo do Pará de Atletismo, que reuniu 112 atletas de 20 países. A animação do público paraense, que já deu ao Grand Prix um recorde de 42.640 expectadores, na edição de 2004, contagiou os atletas brasileiros, que garantiram quatro medalhas de ouro no meeting. Mauro Vinicius, Maurren Maggi, Rosangela Santos e Fábio Gomes conquistaram o primeiro lugar em suas categorias. A representação brasileira fechou a competição com 14 medalhas no GP, sendo quatro de ouro, seis de prata e nove de bronze.

A primeira medalha de ouro brasileira veio com o salto em distância. Mauro Vinicius atingiu a marca de 7,95 metros e garantiu a vitória no masculino. O atleta, que é o atual campeão mundial da categoria,falou sobre a conquista e a expectativa para as Olimpíadas de Londres, em julho. “É impossível não falar da torcida aqui no Mangueirão, que nos apoiou durante toda a prova. O GP de Belém é o primeiro de uma série que antecede as Olimpíadas, e meu objetivo é superar os 8 metros até o final do meeting e dar o meu melhor em Londres”.

A paulista Maurren Maggi, umas das atrações mais esperadas pelo público paraense, fez a sua estreia nessa temporada e saltou 6,62 metros. Embora não tenha superado a marca de 6,74m, obtida pela campeã do GP de 2011, a norte-americana Brianna Glenn, e nem os índices que ela própria registrou em disputas anteriores, a atleta não deixou de comemorar. “A conquista do ouro em Belém é um presente ao povo paraense. Competir aqui é sempre maravilhoso, essa energia, esse calor da torcida é inspirador. Estou no começo dos treinos para as Olimpíadas de Londres, é a minha primeira competição, o começo da minha temporada. Este ano é muito importante e eu estou satisfeita com o resultado de hoje”, disse.

Rosangela Santos e Fábio Gomes também fizeram a alegria dos brasileiros que puderam acompanhar as provas do GP Belém – ela, ao conquistar a medalha de ouro na prova dos 100 metros livres, e ele, no salto com vara. Rosângela definiu assim a estratégia para chegar em primeiro lugar: “Tem que correr muito, sair forte, entrar no meio do percurso forte e chegar forte. Eu queria um tempo um pouco menor, mas não tem problema, ratifiquei meu tempo e estou bem regular”, diz a atleta com um sorriso no rosto. Rosangela terminou a prova com tempo de 11″24. Já Fábio Gomes literalmente voou alto, atingindo a marca de 5,40 metros.

Ao lado de Maggi, Keila Costa (e) e Jéssica dos Reis (d) também comemoraram bons resultados, com a prata e o bronze, respectivamente

Marco Eiró, titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer disse que os resultados das competições e organização do evento foram bastante satisfatórios. “Estão todos de parabéns, tudo correu conforme o programado. Isso demonstra que o Pará está preparado para sediar eventos esportivos internacionais, seja de atletismoou de outra modalidade. Recebemos um convite da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para sediar o Campeonato Íbero-americano de Atletismo, em 2014, o que só confirma o nosso potencial”.

O Pará ainda pleiteia ser a sede de treinamento da Copa 2014 e das Olímpiadas de 2016, que acontece no Rio de Janeiro. Manuel Trajano Dantas, da CBAt, coordenador técnico do GP, acredita que o Pará está apto a receber competições de nível internacional. “O Estado tem todos os requisitos para sediar esse tipo de evento. Tem a estrutura, os equipamentos e o interesse governamental. O complexo esportivo do Mangueirão é bem estruturado, possui uma pista de primeira linha, telão, aparelhos modernos e é o único estádio do Brasil a contar com um placar de campo”. Na avaliação de Trajano, o evento foi um sucesso e mais uma vez a torcida paraense foi um espetáculo a parte: “O destaque deste GP em Belém é realmente a torcida, que fez uma grande festa”.

Sorteio

Com o fim das competições a expectativa da torcida aumentou ainda mais, desta vez por conta do sorteio do carro zero quilômetro entre as mais de 30 mil pessoas que foram ao Estádio Olímpico na manhã de hoje. Saulo Aflalo, diretor do Estádio Olímpico do Pará, fez o sorteio, que deu ao portador do ingresso de número 4970 o prêmio mais esperado do dia.

Firmino Antônio do Nascimento Neto, 23 anos, montador de andaimes e morador de Mãe do Rio, foi o sortudo ganhador do carro. Emocionado, ele revelou que nunca havia entrado no Mangueirão até hoje e que veio do interior do estado apenas para acompanhar o GP. “Esse prêmio é uma benção. Eu vim de ônibus de Mãe do Rio só pra ver o GP. Meu cunhado disse que era muito legal e eu resolvi vir. Até ainda agora eu estava triste porque tinha perdido meu celular. Bom, perdi um celular, mas ganhei um carro. Estou muito feliz mesmo”.

 

Julia Garcia | Agência Pará

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Josenaldo Jr.
Carregar mais em Atletismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *